logo

Textos publicados, rascunhos e reflexões:

  • TRABALHOS DO HERÓI DO COTIDIANO. Blog Virada Sustentável, Outubro de 2014. Clique aqui para ler.

    VIRE SUA CIDADE: DO REATIVO AO CRIATIVO. Artigo para o Blog Virada Sustentável, Agosto de 2014. Clique aqui para ler.

  • ECONOMIA CRIATIVA E UM CICLO EXPONENCIAL DA ABUNDÂNCIA. Artigo para o Blog Giro Sustentável, julho de 2014. Clique aqui para ler.
  • ECONOMIA CRIATIVA E UM CICLO VIRTUOSO DA ABUNDÂNCIA. O Povo online, Opinião, agosto de 2013. Clique aqui para ler.
  • CICLO EXPONENCIAL DA ABUNDÂNCIA: QUATRO VETORES DE FUTURO ATIVANDO A JUVENTUDE AFRICANA. Texto a partir da Conferência para as Nações Unidas – REUNIÃO MINISTERIAL DE ALTO NÍVEL: Uma abordagem multissetorial para a promoção do emprego dos jovens na economia criativa em África. Praia, Cabo Verde, 27 a 29 de Novembro de 2013.  Clique aqui para ler.
  • ECONOMIA CRIATIVA E UM CICLO VIRTUOSO DA ABUNDÂNCIA. São Paulo, março de 2013. Clique aqui para ler. CONTEXTO GLOBAL ATUAL, ECONOMIA CRIATIVA E COLABORATIVA. São Paulo, março de 2013. Clique aqui para ler.
  • MUDAR O MUNDO É POSSÍVEL. QUE LEGAL.  Uma das conclusões destes anos atuando como futurista é a sensação que por vezes não mudamos o mundo porque achamos que não é possível. Será? Aqui estão alguns argumentos a favor… Site Mercado Ético, 27 de Julho de 2013. Clique aqui para ler.
  • CICLO VIRTUOSO DA ABUNDÂNCIA. Revista Antro Positivo n.5, Janeiro de 2013, p.16-18. Clique aqui para ler.
  • QUATRO INFINITOS, UM ÓCULOS 4D E UMA MÃOZINHA PARA TER FUTUROS SUSTENTÁVEIS (CAPÍTULO) in Economia criativa: um conjunto de visões.  São Paulo: Fundação Telefônica, 2012, p.50-58. Clique aqui para ler. 
  • DESEJÁVEL MUNDO NOVO: A VIDA EM 2042 in Revista da Cultura #60, julho de 2012, p. 66. Clique aqui para ler. 
  • O ESTADO E A ECONOMIA CRIATIVA NUMA PERSPECTIVA DE SUSTENTABILIDADE E FUTURO in Plano da Secretaria de Economia Criativa Políticas, Diretrizes e ações: 2011 a 2014, Brasília, Ministério da Cultura, p. 123-129. Clique aqui para ler.
  • ECONOMIA CRIATIVA E MÉTODOS PARA DAR UMA MÃO AO FUTURO in REDIGE, Revista de Design, Inovação e Gestão Estratégica, SENAI/CETIQT, V. 2, N. 2, agosto de 2011, p. 343-360. Clique aqui para ler.
  • ECONOMIA CRIATIVA E DESIGN DE FUTUROS. Revista Arc Design, n.° 73, São Paulo, março de 2011. 
  • ECONOMIA CRIATIVA: SAINDO DO SÉCULO XIX E ENTRANDO NO SÉCULO XXI. Estrombo, abril de 2011. Clique aqui para ler.
  • ECONOMIA CRIATIVA: SAINDO DO SÉCULO XIX E ENTRANDO NO SÉCULO XXI. Mercado Ético, janeiro de 2011. Clique aqui para ler.
  • SAINDO DO SÉCULO XIX E ENTRANDO NO SÉCULO XXI. Revista Arc Design n.° 72, São Paulo, janeiro de 2011, p. 72-73. Clique aqui para ler.
  • ECONOMIA CRIATIVA E FUTUROS DESEJÁVEIS. DOM Strategy Partners, 2011. Clique aqui para ler.
  • CRIANDO FUTUROS: GOVERNOS DESEJÁVEIS. Cultura e Mercado, outubro de 2010. Clique aqui para ler.
  • SAINDO DO SÉCULO XIX E ENTRANDO NO SÉCULO XXI. CULTURA e Mercado, setembro de 2010. Clique aqui para ler.
  • ECONOMIA CRIATIVA E A REINVENÇÃO DA ECONOMIA. Portal Brasilianas.org, 31 de agosto de 2010. Clique aqui para ler.
  • O FUTURO DESEJÁVEL DA COMUNICAÇÃO. O Expresso Bandeirante, agosto de 2010.  Clique aqui para ler.
  • O FUTURO DESEJÁVEL DA COMUNICAÇÃO. Revista Comunicação 360º, n.° 14, São Paulo: Nós da Comunicação, julho de 2010, p. 6-8. Clique aqui para ler. 
  • O FUTURO É FRUTO DOS SONHOS DO PASSADO E ESCOLHAS DO PRESENTE. O Espírito de um tempo – Cadernos encontros com a rede cultura jovem, abril de 2010.
  • FUTUROS DESEJÁVEIS. Revista Arc Design, n.°, São Paulo, março de 2010, p. 72-75.
  • ECONOMIA CRIATIVA E A REINVENÇÃO DA ECONOMIA in Indicadores de Nações: uma Contribuição ao Diálogo da Sustentabilidade: Gestão do Conhecimento / organização, pesquisa, textos e captação de recursos Anne Louette, 1.ed., São Paulo: WHH – Willis Harman House, 2009. Vários Colaboradores, p. 9Clique aqui para acessar a publicação completa. 
  • ECONOMIA CRIATIVA E DESENVOLVIMENTO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES. Idéia Socioambiental, n.º 68, dezembro de 2008, p. 68-71. Clique aqui para ler.
  • REINVENÇÃO DA ECONOMIA: IMR – ÍNDICE MULTIDIMENSIONAL DE RIQUEZA: NOVOS INDICADORES, MOEDAS E FLUXOS in O. BAWB – Global Forum América Latina, novembro de 2008. Clique aqui para ler.
  • NÓS CRIAMOS O FUTURO. Revista Mais Sim, Coluna: Olhar adiante, São Paulo: Editora Sapucaia, agosto de 2008.
  • BRASILIDADE, REPUTAÇÃO E SUSTENTABILIDADE. Mercado Ético, 04 de agosto de 2008. Clique aqui para ler.
  • NÓS CRIAMOS O FUTURO. Coluna olhar adiante, agosto de 2008.
  • ECONOMIA CRIATIVA É A ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO DO SÉCULO. Revista Dealer, maio/ junho de 2008, p. 14-15. Clique aqui para ler.
  • BRASILIDADE, REPUTAÇÃO E SUSTENTABILIDADE. Cultura e Mercado, 12 de março de 2008.  Clique aqui para ler.
  • PERSPECTIVA CRIATIVA. Revista Têxtil Brasil, Janeiro/ Fevereiro 2008.
  • ECONOMIA CRIATIVA (seção debates). Revista Dealer, Julho 2007.
  • ECONOMIA CRIATIVA, DESENVOLVIMENTO E COOPERAÇÃO CULTURAL NO SÉCULO 21. Revista Economia Criativa SPFW, 2007, p. 8-9. Clique aqui para ler.
  • EROTISMO É FOGO. Revista MAG, setembro de 2007.
  • ESTRELAS, FUTURO E DIVERSIDADE CULTURAL. Cultura e Mercado, 27 de agosto de 2007. Clique aqui para ler.
  • ESTRELAS, FUTURO E DIVERSIDADE CULTURAL. Mercado Ético, 20 de agosto de 2007. Clique aqui para ler.
  • SÓ O QUE É SENTIDO FAZ SENTIDO. Gazeta Mercantil, 4 e 5 de Agosto de 2007. Clique aqui para ler.
  • SER OU ESTAR, EIS A QUESTÃO (OU) O FLUXO DO SER E ESTAR. Revista Mag, n.º 06, maio de 2007. Clique aqui para ler. 
  • BARGANHA POLITICA X QUALIDADE. Cultura e Mercado, 23 de abril de 2007. Clique aqui para ler.
  • PAPARAZZIS, PEDRAS E PREMIOS. Cultura e Mercado, março de 2007. Clique aqui para ler.
  • ECONOMIA CRIATIVA E EMPREENDEDORISMO CULTURAL. Trabalho apresentado no II ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, realizado de 03 a 05 de maio de 2006, na Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil.
  • CEREJA, MENTALIDADE E FUTURO. Gazeta de Alagoas, 29 de janeiro de 2006.
  • O MOMENTO DE PENSAR EM NOVOS MODELOS POLITICOS. Cultura e Mercado, 28 de Setembro de 2006. Clique aqui para ler.
  • ECONOMIA CRIATIVA: UMA TIMIDA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO (PARTE 2). Cultura e Mercado, 30 de Agosto de 2006.  Clique aqui para ler.
  • INOVAÇÃO E  COOPERAÇÃO CULTURAL. Cultura e Mercado, 08 de Junho de 2006. Clique aqui para ler.
  • TUDO TEM (NO MINIMO) DOIS LADOS. Cultura e Mercado, 23 de março de 2006. Clique aqui para ler.
  • O JARDIM ZEN ECONOMIA CRIATIVA E DESENVOLVIMENTO. Cultura e Mercado, fevereiro de 2006. Clique aqui para ler.
  • ECONOMIA CRIATIVA E A CANJA DE GALINHA DE OVOS DE OURO. Cultura e Mercado, 17 de novembro de 2005. Clique aqui para ler.  
  • A HORA É AGORA. Revista ABN AMRO, outubro de 2005.
  • A CEREJA, AS MENTALIDADES E O FUTURO. Cultura e Mercado, 21 de setembro de 2005. Clique aqui para ler.
  • 12 TRABALHOS DO HERÓI DO COTIDIANO. Revista ABN AMRO, agosto de 2005. Clique aqui para ler.

  • CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA: ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVIMENTO. Revista Ensaio Alagoas, agosto de 2005.
  • CULTIVANDO CONQUISTAS. Revista ABN AMRO, 2005.
  • VISÃO DE FUTURO. Revista ABN AMRO, 2005.
  • PLANO DIRETOR DOS CIDADÃOS EXIGE UM OUTRO OLHAR DOS CIDADÃOS SOBRE A SUA CIDADE. Revista do PT, junho de 2003.
  • BOLETIM DO MÊS DO EMPREENDEDOR CULTURAL. Núcleo de Cultura do Sebrae SP, 2003.
  • PROJETO CARA BRASILEIRA. Boletim Cultural, mês do emprendedor cultural,  Sebrae, 2002.
  • CULTURA É FATOR DE DESENVOLVIMENTO. Opinião. Gazeta Mercantil, 13 de Agosto de 2002, p. A-2.
  • Boletim Cultural no. 1, Ano 01. Núcleo de Cultura do Sebrae SP, maio de 2002.
  • ESTÁ NA HORA DO QUÊ ENCONTRAR O COMO. Revista Viver Psicologia, junho de 2000, p. 12-13. Clique aqui para ler.
  • POR UM TRIZ. Publicação do Instituto C&A de Desenvolvimento Social,n.° 7, abril de 1996.
logo
Powered by WordPress | Designed by Elegant Themes
;