Natura Musical

Depois de 15 anos de muito sucesso, apoiando inúmeros projetos e artistas, em 2017 a Natura Musical sentiu a necessidade de renovar seus modelos e ampliar a relação com seu público. 

Nossa assessoria foi procurada para apoiar a inovação do processo em duas frentes: 

  1. No reposicionamento da marca Natura Musical e 
  2. Para reinventar o edital de apoio aos artistas, incluindo hubs criativos e programas híbridos de produtores de música do Brasil. 

Nosso Design de Soluções, que tem como base a Fluxonomia 4D, combinou treinamento, prototipação de soluções colaborativas e assessoria para lideranças, simplificando alguns resultados. 

O depoimento de Beatriz Moraes Araújo (gerente de Gerente de Marketing Institucional da marca, em 2017), confirma que o novo edital, mais dinâmico gerou resultados qualitativos de inovação de todo o processo de planejamento e execução do programa, passando pelo reposicionamento de propósito e comunicação. 

SESC

Em 2018, o Sesc RS precisou repensar sua estratégia e seu desenho de futuro, pois já havia passado por várias consultorias que mapeavam O QUE precisava ser feito, sem no entanto chegar à prática e implementação. 

Os “COMOS” foram finalmente revelados com a aplicação da Fluxonomia 4D, num curto processo combinando treinamento, assessoria de liderança e prototipação de soluções. 

Como contam os executivos do SESC na época, João Paulo Gonçalves (coordenador na área da Assessoria de Planejamento e Qualidade) e Adriane Moraes (facilitadora nas áreas de estratégia, inovação, qualidade, tecnologia da informação e sustentabilidade), os primeiros MPVs já revelaram possibilidades de aumento de produtividade em mais de 40% dos processos, incluindo a simplificação de processos de compra e contratação, e na modificação dos fluxos de comunicação interna.

T.E.R.R.A.

Um negócio social baseado na Fluxonomia 4D, que atua em três frentes:

A Casa TERRA: uma plataforma física, onde os empreendedores interagem e compartilham os espaços de trabalho, em modelo de gestão horizontal e laboratório de Fluxonomia 4D aplicada, com criptomoeda própria que é a base do estudo para fortalecimento de economia local e consciente da cadeia produtiva.

O FUNDO SOCIAL: que remunera em criptomoeda social quem trabalha para o ecossistema T.E.R.R.A., fortalecendo a economia local.

E o Regenera T.E.R.R.A: a inteligência que busca soluções sustentáveis além dos muros da Casa TERRA. 

Cada projeto criado dentro da casa gera receita para o empreendedor e para a T.E.R.R.A., alimentando o Fundo Social e criando um círculo virtuoso de prosperidade em rede.

Saiba mais: https://socialcontemporaneo.com.br/4-laboratorio-experimentos/

Canal Gloob

Nossa atuação neste processo incluiu uma formação intensiva em futuring e novas economias, assessoria e prototipação de soluções para sensibilização e conexão com o público infantil. 

A visão 4D norteou a linguagem e a comunicação adotadas pelo canal na campanha JUNTAÊ, que não só mobilizou o público, como transformou os profissionais envolvidos na sua criação, como relata a profissional de marketing e agente Juntaê, MARIANA HOCHLEITNER.

Saiba mais: https://juntaegloob.com.br/ 

La Usina (Argentina)

La Usina é um coletivo cultural de Chascomús, na Argentina, que trabalha o desenvolvimento da cidade por meio da colaboração e da permacultura desde 2010. Eles realizam o trabalho através de fluxos de recursos não monetários (4D), criando ações que tragam resultados culturais, ambientais, sociais e financeiros. 

Apropriando-se das lentes 4D da Fluxonomia, alcançou um nível excepcional de otimização de recursos, além de parcerias com universidades, escolas e redes internacionais. Além de demonstrar uma notável capacidade de transformar problemas em soluções, e seu público alvo em coprodutor e coativador.

Saiba mais: lausinacultura.chascomus 

Nodo Artes Vivas (Chile)

Em 2020, cerca de trinta gestores culturais que integram o #NodoArtesVivas Chile participaram de uma assessoria técnica com Lala Deheinzelin. O objetivo principal era aplicar a Fluxonomia 4D para criar uma narrativa comum entre dez instituições

chilenas, valorizando seus serviços e produtos culturais.

O resultado deste processo foi apresentado num encontro internacional realizado recentemente, com participação de mais de 100 representantes de instituições governamentais, teatros regionais e centros culturais, como The Shed, Théatre Vidy-Lausanne, International Federation of Arts Councils, FARO, International Biennial Association, On the Move, FarOFFa e Europe Dancehouse Network.

Saiba mais: https://nodoartesvivas.com/ 

CASOS DE APLICAÇÃO

Conheça alguns dos negócios que surgiram ou foram aprimorados a partir do contato com a metodologia: