CRIE FUTUROS

“O futuro é fruto dos sonhos do passado e escolhas do presente”

O Crie Futuros é um movimento criado para inspirar futuros desejáveis. É baseado na ideia de Peter Drucker, de que “a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”. Assim, se o futuro é fruto do que sonhamos e desejamos, precisamos nutrir visões positivas para sair do campo dos futuros previsíveis para os futuros desejáveis. Com isso, ampliamos o campo dos futuros possíveis, concretizáveis.

Crie Futuros

Desde 2008, o movimento criado por Lala Deheinzelin dissemina milhares de futuros desejáveis em quatro continentes, por meio de palestras, oficinas e experimentos criativos. Mas, foi em 2009, a partir do apoio recebido pelo programa Novos Brasis/Oi Futuros com o apoio da AECID (Agência Espanhola de Cooperação Internacional ao Desenvolvimento), que avançou em diversos países, formando nodos na Argentina, Chile, Espanha, Peru, Republica Dominicana e Uruguai.

Por seu caráter inovador e colaborativo, foi uma das cinco experiências internacionais apresentadas no encontro de futuristas “In Good We Trust”, organizado pelo designer Bruce Mau em Denver, 2009. No mesmo ano foi apresentado no XVIII Congresso Internacional de Educação à Distância no México, inspirando o tema de 2010, onde apareceu novamente.

Ainda em 2010, foi apresentado na abertura do novo prédio do Bunka Fashion College, em Tokyo, um dos melhores do mundo no setor. E, no ano seguinte, em 2011, lançou, a convite dos governos da Espanha e Colômbia, uma versão similar da sua plataforma original para a celebração dos Bicentenários da Independência na Colômbia, Argentina e Uruguai.

No Brasil, esteve presente em grandes eventos como o FILE – Festival Internacional de Linguagens Eletrônicas – e Vivo Art.mov (2010), Virada Cultural (2012), Vira Cultura (2014) e Virada Sustentável (2014/2015).

DEPOIMENTOS

O livro Desejável Mundo Novo é um clássico contemporâneo, apresentando o que há de melhor, mais sacado, mais avisado e destemido na fundamental questão de como vamos lidar com o planeta e nossas vidas neste momento em que uma crise sem precedentes.

Oswaldo Pepe, jornalista

2017-08-22T22:46:40+00:00

Oswaldo Pepe, jornalista

O livro Desejável Mundo Novo é um clássico contemporâneo, apresentando o que há de melhor, mais sacado, mais avisado e destemido na fundamental questão de como vamos lidar com o planeta e nossas vidas neste momento em que uma crise sem precedentes.

A WIKIFUTUROS

A plataforma digital www.criefuturos.com.br permite que qualquer pessoa cadastrada crie e compartilhe futuros desejáveis. Seu conteúdo constitui uma enciclopédia de futuros aberta para pesquisas e edição, utilizando tecnologia wiki.

VISITE O SITE

A Wikifuturos constrói conhecimento de forma colaborativa: usuários criam novos conteúdos ou transformam conteúdos existentes. Tal processo interativo e dinâmico gera um acervo que revela o conhecimento, características, história e potencial das comunidades e países dos usuários. Agrega também uma rede internacional para interação entre seus membros.

FAÇA PARTE DA REDE
Livro Desejável Mundo Novo

LIVRO

Desejável mundo novo

Clique no idioma de preferência para baixar o arquivo:

PORTUGUÊSINGLÊSCOREANO

VIDA SUSTENTÁVEL, DIVERSA E CRIATIVA EM 2042

A entusiástica visão da vida em 2042 é uma simulação escrita por Lala Deheinzelin, criada colaborativamente a partir do desejo de pessoas de todas as idades e saberes, de oito países, através da participação no Movimento Crie Futuros.

O livro foi publicado por meio de financiamento colaborativo e oficialmente lançado na Rio+20, com distribuição gratuita para inspirar as lideranças participantes. Posteriormente, foi lançado e comercializado na Livraria Cultura, em São Paulo, com edição em português esgotada.

NA MÍDIA